quarta-feira, 10 de abril de 2013

Desistir às vezes é o melhor remédio!

Para muitos desistir de alguma coisa significa escolher o caminho mais fácil, mas meus amigo desenganem-se! 
No meu 12º ano (quem me ouvir falar pensa que já foi há uns bons anos),  que foi há apenas 2 anos, quando me candidatei à faculdade eu não sabia o queria, o gostava de fazer o resto da vida. Acho que são poucos os que sabem e até já falei disso aqui. No entanto tentei ser coerente e escolher algo da minha área, as ciências, e que fosse minimamente do meu agrado, portanto acabei por escolher enfermagem. Não foi uma escolha muito pensada, foi apenas uma opção que me pareceu bem e acreditem que andei até aos últimos  segundinhos para fazer a candidatura. 
Depois de feita a dita candidatura pensei que fosse realmente esse o meu futuro, ser enfermeira, nem sabia muito bem o que isso era mas realmente imaginava-me de bata branca a "passear" pelo hospital... Quando me perguntavam para o que me tinha candidatado eu dizia muito contente com a minha escolha "enfermagem", podem imaginar as respostas "eih, vais limpar o cu a velhos", ficava muito irritada, mas habituei-me a ouvir esse tipo de comentários.
Em Setembro saíram os resultados e eu entrei, pode-se dizer que fiquei feliz, mas logo nesse momento começaram as dúvidas. "Mas o que é que eu fui fazer? Enfermagem? Onde é que eu estava com a cabeça?"
Ao longo do primeiro ano fui aprendendo e compreendo o que significa Enfermagem e para mim, enfermagem é o cuidar da pessoa, do outro igual a nós, como um todo, atendendo a todas as suas necessidades e reparem que não disse tratar, mas sim cuidar, que são coisas bem diferentes.
Filosofias à parte, eu aprendi e cresci muito ao longo do ano e passei a admirar a enfermagem, mas apesar disso as minhas duvidas continuaram e continuei sem saber se era esse o futuro que eu queria para mim. Fiz um esforço e aguentei pelo ensino clínico (estágio) para me por à prova e tentar perceber o que realmente queria.
Tive umas semanas em estágio, confesso que poucas mas suficientes, e finalmente percebi que todas as minhas dúvidas tinham razão de ser e não, não quero ser enfermeira! Foi difícil tomar esta decisão e sim, foi preciso coragem para desistir de uma licenciatura passados dois anos, sem saber muito bem o queria da vida. 
Acreditem que para mim este não foi, de todo, o caminho mais fácil. É difícil admitir que errei, que não sirvo para determinada coisa e ter que recomeçar a construir o meu futuro profissional e atrasar toda a minha vida . Mas desistir neste caso, para fim foi uma mera questão de bom senso e para o bem da minha sanidade mental, pois acredito que este seja um mal por um bem maior, pois no fundo eu só procuro a felicidade e o sentir-me realizada a todos os níveis, como todos nós (objectivos que não estavam de todo a ser cumpridos)!





Amigos fofitos de enfermagem, foi uma prazer conhecer-vos, a distância vai custar, mas sei que os bons amigos vão perdurar. E quem sabe se para o ano não regresso à bela cidade de Coimbra!?  Qualquer coisa estou à distância de uma mensagem. Love You <3

8 comentários:

  1. Olá, obrigada pela partilha deste texto. Pois ajudou-me a dar uma certa "força" para continuar o meu caminho, que por sinal é muito parecido ao teu :) Tb deixei o curso de Enfermagem este ano, a cerca de 2 meses, pelas mesmas e exatas razões que expressaste. A nossa 'história' é bastante parecida daí expressar a minha compreensão para contigo. E sabes, apesar do sucedido, aprendi muito e cresci muito com esta situação, fez-me ser uma pessoa mais determinada e fez-me igualmente saber melhor aquilo que quero daqui para a frente..de uma coisa é certa, nós somos pessoas de muita coragem para decidir em por um ponto final a um rumo que não nos realiza ;)

    ResponderEliminar
  2. Olá Sophie, eu estou atualmente no primeiro ano de enfermagem e tal como tu também tenho duvidas as minhas são diferentes, será que eu vou conseguir fazer bem? eu não quero matar ninguém tenho tanto receio de não conseguir ou de magoar... mas ao contrario de ti eu tenho estágio este ano e ao longo do primeiro ano tive contacto com a profissão com visitas de estudo e não só, hoje eu fiquei responsável por uma senhora com os seus 90 anos e morri de receio até nos conhecermos! a senhora era muito amável adorava miminhos =D e durante o dia todo eu andei de braço dado com ela, limpei-lhe o suor da face e aconselhei-a a colocar creme nos pés (pareceu-me que não estava confortável com os sapatos) inclusive perguntei se tinha diabetes ou algum problema de circulação pois preocupou-me o fato de poder ficar com feridas nos pés, resumindo adorei e no meio das dúvidas eu começo a ter certezas... mas isto tudo para dizer que acho que as universidades deveriam ter estas iniciativas pois evitava que perdesses dois anos da tua vida profissional =/ de qualquer forma é preciso sim ter muita coragem para desistir boa sorte com o teu futuro!

    ResponderEliminar
  3. ola sofia!! Acabei de conhecer o teu blog e ler a tua história.
    Desde já, te digo que não es a unica e nunca serás, como é obvio. A nossa historia tambem é muito parecida. Eu fiz o primeiro ano em enfermagem. Durante todo o ano, e até mesmo na hora da candidatura etc e tal..andei sempre, mas sempre com DÚVIDAS!! malditas dúvidas!!
    Mas eu logo no primeiro ano tive estágio, e pude realmente perceber o que era por as mãos na massa. Passaram-se entao as 5 semanas de estágio, e eu sempre com o raio das duvidas, dos medos, de tudo e mais alguma coisa...
    Custou, mas lá foi, e tomei a bendita da decisão de desistir de enfermagem. Agora este ano resolvi ficar parada. Porque nao me sentia com cabeça, apenas pressão, para ter de decidir o meu rumo. Sendo assim, este ano vou fazer uma espécie de Gap Year comigo mesma e tentar perceber o que realmente quero e preciso para mim daqui para a frente! Gostaria muito de conhecer um pouco mais da tua história e de saber o que é feito de ti hoje. :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nunca mais escrevi no blog, hoje vim ver por curiosidade. Acabei a licenciatura em gestão e neste momento vou trabalhando no que há, faço um part-time numa contabilidade, mas o objetivo é chegar a uma unidade hoteleira ☺

      Eliminar
  4. Olá! Eu fiz exatamente o mesmo. Encontrava-me no terceiro ano de enfermagem e decidi seguir o meu sonho...estudar Literatura. Foi difícil arranjar coragem, mas consegui. Obrigado pela inspiração.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Força com isso então! Todos nós devíamos estudar o que realmente gostamos, mesmo que depois profissionalmente tenhamos que fazer uns desvios. Assim tudo o que uma licenciatura nos acrescenta é sobre o que nos faz felizes 💪

      Eliminar
  5. Eu desisti na Enfermagem também mas por questões de insastifação com a profissão, tem uma mensagem muita bonita de doação ao próximo mas que na verdade existem muitos profissionais fazendo o contrário, não quero que meu futuro se resuma no convívio de hipócritas, e o que me pulsionou a tomar essa decisão foi por ter mudado de faculdade da particular para pública e observar que quanto maior a capacidade de conhecimento, mais sujo o homem fica e principalmente na enfermagem me sentia muito desprezada nas turmas por ter vindo de outra faculdade, espero que um dia isso melhore.

    ResponderEliminar
  6. Minha história é um pouco parecida com a sua, a 1 (um) ano comecei enfermagem, nos primeiros meses era tudo lindo, como eu imaginava. Na real eu não sabia exato o que era ser um enfermeiro/a, desde pequena desenhei na minha mente que queria ser médica/pediatra, eu achava lindo os vestes de pessoas da saúde, de jaleco, branco. Nem cheguei a tentar medicina, fui logo para enfermagem. Mas mais ou menos 8 meses depois uma professora mostrou o que de fato era a enfermagem, falou da desvalorização, da carga excessiva, de tudo. Ela perguntou se realmente queríamos aquilo. Eu já estava com dúvidas, depois disso, mais ainda! Agora estou muito indecisa. Pois não sei se é o que eu quero. Ainda não fiz estágio para ter certeza de desistir. Vem os pensamentos que posso tirar uma vida, de tudo. Vai ser uma decisão que não sei se vou me arrepender. Vou pesquisar mais sobre o assunto. Me ajudemmmm

    ResponderEliminar